quinta-feira, 22 de julho de 2010

CIRCO DE PRIMEIRA


Qual a primeira lembrança
do circo de lona,
que você guardou?

10 comentários:

Flavio disse...

Um dia minha mãe contou uma história diferente.Me arrumou para ir num lugar onde eu ia ver pessoas voando, bichos dançando, mágicas e bailarinas dançando sobre cavalos lindos!Tudo que ela sempre contava nas suas histórias "inventadas".
Foi a primeira vez que fui num circo.
Vi tudo isso e muito mais. Vi de onde nascem os sonhos.
Flavio.

18 de julho de 2010 08:40

Nani Preta disse...

Duas moças, vizinhas na Rua dos Sorocabanos, eram professoras no parquinho da prefeitura.
Um dia minha mãe nos arrumou e falou que íamos no circo "ver palhaços", com elas. Junto com as crianças do parquinho.
Era o "Circo de Munique"!
Fecho os olhos e vejo o "Globo da Morte". Foi a primeira vez que meu irmão e eu fomos a um lugar sem pai nem mãe!Uma maravilha!

Laura disse...

Oi Nani, que bacana!
Minha primeira lembrança acho que foi em 1986, tinha seis anos. Fui com a minha mãe e meu irmão num circo montado num terreno baldio lá em Uberaba. Eu adorei, principalmente a cena com cavalos e palhaços, era a cena final. Foi a que mais gostei. Cheguei em casa, contei para o meu pai que riu e disse que era tudo armaçao. Foi meio chato, ele tirou um pouco da magia do negocio...
Esta é minha primeira lembrança.
Laura
(2010/7/21 - por email)

Anônimo disse...

Minha mãe dizia que o meu pai tinha ido trabalhar em Brasília e se tornou um importante artista de Circo.
Em todos os circos queria achar ele.Acreditava que ele era o trapezista, o piloto do globo da morte, o equilibrista etc.
Cresci e os circos acabaram.
Essa é a primeira, a segunda, a terceira, e a última lembrança do meu circo de lona.

22 de julho de 2010 11:27

Anônimo disse...

Fui em um circo famoso na Praia do José Menino em Santos, lá me deparei com um trapezista que me deixou fascinada, não pude conversar com ele porque estava acompanhada. Chegando em São Paulo mandei uma carta para ele e aí sim pudemos nos encontrar. Nessa época eu era secretária de uma multinacional e não tive dúvida sai na hora do almoço e fui me encontrar com êle em um parque aqui em São Paulo, foi o beijo mais
gostoso que troquei em toda a minha vida.

Tadeu disse...

Viajamos quase 3 dias para chegar em uma cidade grande,Xique-Xique)?
No pernoite, na beira do São Francisco, encostou umas 5 barcas.
Quando minha mãe ouviu, "É do circo", juntou a filharada e não soltou mais de ninguém."Esse povo rouba criança"... As carrancas na frente dos barcos pareciam vivas e devoradoras.E durante muitos anos pensei que também eram animais do circo!

Anônimo disse...

Minha primeira vez foi de decepção. Tudo que conhecia lá era o filme americano de circo, (acho que o Maior Espetáculo da Terra) e o que vi não chegava nos pés.
Uma tristeza.

Anônimo disse...

A primeira vez que fui num circo tinha 13 anos,fui com um tio e uma tia minha.Era um circo simples,nada haver com o que vemos hoje pela "TV ou Internet". A lona já muito gasta e a bilheteria era um cubículo de panos velhos mas muito colorido. Chegamos atrasados,e primeira cena que vi,foi uma luva de borracha cheia de água e tingida de vermelho (sangue) sendo jogada na arena.
Com certeza levei o maior susto. Eles estavam encenando um conto de Milagres de Nossa Senhora Aparecida e essa mão tinha sido cortada de um escravo a machadada ,pelo seu feitor. Eu queria subir na arquibancada,mas meu tio me puxou e disse que não, tínhamos cadeiras numeradas ,que por sinal era na terceira fila.
Obedeci contrariada, eu queria era ficar lá no alto, quando terminou esse "teatro",veio um senhor muito bem vestido de fraque e cartola e aos gritos disse "Respeitável público com vocês...Tonico e Tinoco",meu coração quase saio pela boca.
O público veio ao delírio,só então me dei conta de que o circo estava lotado .
Olhei para todos os lados e fiquei ainda mais extasiada cantaram umas quatro músicas.
Então aconteceu a magia.
O Tinoco perguntou para o Tonico o que vamos cantar para encerrar?
Tonico olhou para o público,me achou e me olhando firme pediu para que eu ficasse em pé e disse: vamos cantar para essa "moreninha linda".
Não preciso dizer que música eles cantaram né?
Foi hilário, pois eu fiquei de pé o tempo inteiro sem ver nada o que tinha em volta.
Quando eles terminaram, riram muito e pediram para que eu me sentasse.
Hoje quero esse circo de volta.
Elsa(com ésse)rrsrsrsrs

Rosa Maria disse...

O circo,quando chegava em minha cidade,era um acontecimento.Havia um lugar fixo para que eles se instalassem,o saudoso "Buracão",que hoje virou um supermercado.Éramos obrigadas a passar por ele,a caminho do ginásio.O dia-a-dia deles nos extasiava,o colorido de panos nos atraía...Ficávamos loucas para vê-los,em especial o palhaço Gira-Gira,de cara lavada.Nem sei se ele era realmente bonito,mas nós suspirávamos quando passávamos por ele,nós o achávamos o máximo.Teve até uma,mais ousada,que conseguiu namorar o nosso ídolo.Esondido,é lógico. As apresentações eram feitas à noite,direcionadas ao público adulto.A mim,restava ouvir,de minhas tias e da empregada de casa,a descrição de todo o espetáculo. A cada dia havia uma peça teatral diferente."Mestiça" e "O Ébrio" eram minhas favoritas. Quando o Mazzaropi se apresentava, meus pais não perdiam por nada. Para os de menor idade, restavam as tardes de domingo, com direito às peças da "Gata Borralheira" e da "Branca de Neve". Mesmo tão agua com açúcar para os nossos adultos doze anos , era uma farra. Íamos em grupo e sentávamos na arquibancada. Havia concurso para quem recitasse, momento que eu esperava com a poesia na ponta da língua . O premio, era sempre guaraná caçulinha. Até hj sinto seu sabor geladinho e excitante .
O circo ali ficava por quase dois meses.Quando ele ia embora, a cidade se entristecia, parecia que levava com ele um pedaço de cada um. Mas havia a esperança de que ele voltaria, quando menos esperássemos. Bons tempos...Gostosa saudade...

Anônimo disse...

Boas lembranças da minha vida. Perdi a minha virgindade no circo. no fim de uma função de sábado a tarde, deixei o clima de pipoca e gargalhada, descortinar a minha sensualidade para o rapaz que cuidava do único e magro elefante.Sem risos e sem gritaria me entreguei e nunca mais o esqueci.Ele foi carinhoso e quando foi embora da minha cidade deixou lembranças de beijos, segredos e sorrisos que nunca se apagarão. Uma matiné inesquecível.