quarta-feira, 21 de outubro de 2009

DUAS ROSAURAS ?


Rosaura Heleno foi mais uma pessoa que saiu da "Rádio Ilusão", com "nostalgia"
Contou que no seu trabalho, encontrou, há pouco, uma cliente de mesma idade e nome.
Por causa de uma personagem que encantara suas mães.
De um filme? Radionovela? Circoteatro? ... Não sabem ao certo.
A primeira informação que eu tinha no arquivo da "Rádio Ilusão" veio lá da "terrinha", em Minas.
Em 1954, o escritor mineiro, Luiz Canabrava escreveu o conto "Sangue de Rosaura".
Foi um furor em circoteatros e radionovelas.
Lila Heleno, acha que foi de um filme que assistiu em preto e branco. Grávida, se apaixonou pelo nome da personagem e saiu do cinema com a decisão: se for menina, vai chamar Rosaura.
Encontrei na internet o filme argentino,(1958), que é cultuado até hoje, como um dos melhores: "Rosaura a las Diez". No Brasil passou com o título de "Rosaura".
Pelas poucas fotos que vi, é um belíssimo filme "noir". Narrativa inovadora.
Mas o que me emociona é a capacidade do "teatro" de despertar a memória afetiva positiva de quem participa e de quem assiste. Sendo o tema "rádio", vira uma catarse mesmo. Já sei de outras histórias "acordadas" pela "Rádio Ilusão".(Estavam apagadas, esquecidas, massacradas pelo cotidiano). Será que é isso que chamam de "magia" do teatro?
Fazer acreditar que temos algo "valioso" em nosso poder. Que não vemos. Não tocamos. Mas que nos toca, os envolve, nos dá força para transcender?

7 comentários:

Anônimo disse...

"Rádio Ilusão"
Contem que lembranças mais fortes "despertaram" em vocês, do elenco, todo o processo de preparação, de ensaios, até chegar em nós, "platéia".
Sei que nessa "1ª semana de blog", vcs estão se entendendo. Mas não resisti.
Para mim foi uma discussão com meu pai, por causa de Getulio Vargas. Por isso levei a "rosa" do final comigo.
Agora é a vez de vocês!
Luiz Oliveira

Anônimo disse...

Inacreditável!
Fazendo pesquisa na internet para minha tese sobre o cinema latino, encontrei esse blog.
Estou entendendo que se trata de um grupo de pessoas de idade avançada que fazem teatro amador.
O último lugar que esperaria encontrar pessos informadas!
A qualidade da apresentação é excelente!
Nunca pensei que algum paulista, de qualquer idade, soubesse qualquer coisa fora do eixo Rio-São Paulo.
"Rosaura a las Diez" é um clássico!
Há outras imagens disponíveis sobre o filme?
Grato.
Ivan Mesquita
Porto Alegre

Anônimo disse...

Inacreditável é a sua forma de se dirigir à nós Sr Ivam!
Aonde se viu usar essa expreção"idade avançada"?
E tem mais não somos "abusados" pelo que sei "nos sentimos ousados".
Ousar é ir mais alem,é querer continuar, é mostrar todo um potencial que infelismente a sociedade que é formada por descrentes como vc não conseguem enchergar.

Elsa(com ésse)

Unknown disse...

ADOREI A´PEÇA, ME FEZ LEMBRAR A MINHA INFANCIA.O RÁDIO ERA O MEU UNICVO COMPANHEIRO DURANTE UM PERIODODE REPOUSO ABSOLUTO POR UM ANO INTEIRO. EU E MEU MARIDO AMAMOS. QUANTO AO VOCABULARIO, PERFEITAMENTE NATURAL.
SÓ PORQUE É IDOSO TEM QUE ESTAR FORA DA REALIDADE SR IVAM?
ATORES E DIRETOR
MARAVILHOSOS,PODEM TER CERTEZA QUE ESSE TAL DE IVAN QUE NÃO QUERO TER O PRAZER DE CONHECER, DEVE TERIDADE MENTAL DE 115 ANOS VÉIO RANSINSA VAMOS IGNORÁ-LO carmen

Unknown disse...

ADOREI A´PEÇA, ME FEZ LEMBRAR A MINHA INFANCIA.O RÁDIO ERA O MEU UNICVO COMPANHEIRO DURANTE UM PERIODODE REPOUSO ABSOLUTO POR UM ANO INTEIRO. EU E MEU MARIDO AMAMOS. QUANTO AO VOCABULARIO, PERFEITAMENTE NATURAL.
SÓ PORQUE É IDOSO TEM QUE ESTAR FORA DA REALIDADE SR IVAM?
ATORES E DIRETOR
MARAVILHOSOS,PODEM TER CERTEZA QUE ESSE TAL DE IVAN QUE NÃO QUERO TER O PRAZER DE CONHECER, DEVE TERIDADE MENTAL DE 115 ANOS VÉIO RANSINSA VAMOS IGNORÁ-LO carmen

Unknown disse...

ADOREI A´PEÇA, ME FEZ LEMBRAR A MINHA INFANCIA.O RÁDIO ERA O MEU UNICVO COMPANHEIRO DURANTE UM PERIODODE REPOUSO ABSOLUTO POR UM ANO INTEIRO. EU E MEU MARIDO AMAMOS. QUANTO AO VOCABULARIO, PERFEITAMENTE NATURAL.
SÓ PORQUE É IDOSO TEM QUE ESTAR FORA DA REALIDADE SR IVAM?
ATORES E DIRETOR
MARAVILHOSOS,PODEM TER CERTEZA QUE ESSE TAL DE IVAN QUE NÃO QUERO TER O PRAZER DE CONHECER, DEVE TERIDADE MENTAL DE 115 ANOS VÉIO RANSINSA VAMOS IGNORÁ-LO carmen

Newton Vieira disse...

Na verdade, gostaria de saber mais sobre o Luiz Canabrava. Também sou de Curvelo (MG).